Meu irmão é um daqueles caras que é muito pessimista quando desnecessário e muito otimista quando desnecessário - talvez não tanto mas pareceu melhor descrevê-lo assim - e quando debatemos algo gosto muito de ver que ele não arreda o pé do seu ponto de vista, ponto pra ele. Eu por outro lado fico tergiversando entre comentários e opiniões. Mas vamos ao diálogo.
Meu irmão: mas tu não acha que deveríamos nos preocupar em nos tornarmos pessoas melhores para um mundo melhor, deixar um mundo mais justo e harmonioso para nossos filhos?
Eu: Não. Faz um tempo que eu não consigo mais me iludir com o conceito de mundo perfeito, finalmente entendi o que quer dizer utopia.
A lá PC Siqueira. "utopia pra quem não sabe, é algo que nunca vai acontecer, jamais... (pausa longa)... nem 'fudeinnnnndo' mano."
Quando penso em um mundo melhor eu penso num mundo que não existe e nunca vai existir, pois quando se tem uma perfeita distribuição de renda não existem mais do que duas classes sociais apenas um partido político e nenhum governante, eu me dou conta que isso nunca vai acontecer. Palma palma, não priemos cânico, o motivo é simples. Se não houver pobreza não há riqueza, justamente por que não se tem limite econômico para distinguir um de outro. Sinto que de uma maneira geral não há como homogeneizar duas classes sociais dependentes uma da outra. Creio não precisar explicar essa última idéia, mas o dito pelo não dito me aflige. São classes que dependem uma da outra visto que a riqueza vive de explorar a pobre cuja esta vive de ser explorada. Seria como retirar uma espécie animal da base da cadeia alimentar, já imaginaram o que aconteceria se não houvesse mais alimentação?
É mais ou menos como imagino o que acontecerá se a pobreza deixar de existir. Penso. A relação que o capitalismo emprega como mecanismo de ação sobre outros países é o que sustenta essa idéia de dependência econômica, daí a indigestão mútua entre ricos e pobres se encarando separados pela margem invisível da qual muitos nem se quer sabem que existe, o que dirá de contestá-la. Este será sempre o principal motivo
Não sei, só sei que não funciona. Eu não consigo imaginar como funcionaria pelo menos. E você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário